Equoterapia na Neurologia







A equoterapia constitui em tratamento complementar na reabilitação neurológica, utilizando o cavalo como instrumento de trabalho dentro de uma abordagem interdisciplinar.

A equoterapia é uma pratica terapêutica que utiliza o movimento tridimensional do cavalo para melhora da função neuromotora e processamento sensorial. A explicação racional para utilização do cavalo como um instrumento terapêutico é baseada no conceito que “andar a cavalo” proporciona ao individuo uma experiência sensorial e motora normal, que contribui para desenvolvimento, manutenção e reabilitação das capacidades físicas e traz ainda benefícios do nível físico, psicológico e social. Os movimentos da cintura pélvica induzem vibrações nas regiões osteoarticulares que através dos nervos periféricos e medula chegam ao cérebro.

Um cavalo movimentando-se ao passo transmite cerca de 110 impulsos por minuto, numa serie de oscilações tridimensionais de avanço, recuo, elevação e descida, balanceio e rotação da pelve, que muito se assemelha ao caminhar humano. Em nível físico, a entrada sensorial através desse movimento tridimensional, variável rítmico e repetitivo induz a necessidade contínua de o cavaleiro ajustar ao movimento, o que determina ampla mobilização osteoarticular e grande número de informações proprioceptivas. É esta resposta fisiológica natural provocada no cavaleiro que contribui para desenvolvimento da força muscular, flexibilidade, adequação do tônus postural, conscientização dos movimentos e aperfeiçoamento da coordenação motora e equilíbrio.

E importante lembrar que toda a criança ou adulto, com o sem distúrbios neurológicos, é um individuo e quer ser tratado e compreendido. Cada um tem seu ritmo próprio de aprendizagem, personalidade única e temperamento. Devemos sempre olhar além da deficiência, identificar suas necessidades individuais, proporcionar uma experiência enriquecedora com amor e um ambiente favorável no qual ele possa apreender e crescer.

Drª Poliana Rodrigues da Silva
  • EBOOK GRATUITO: Carreira em Fisioterapia Neurofuncional




  • Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.